segunda-feira, 26 de dezembro de 2011


Ano novo, vida nova… o que significa que as decorações e iluminações de Natal voltam a hibernar vários meses. E o pinheiro natural que foi escolhido com tanto carinho e que seria uma pena deitar fora? Existem várias formas de reciclar o pinheiro de Natal de uma forma que seja amiga do ambiente.
*Regresso às origens. Se não sabe o que fazer com o seu pinheiro de Natal e a última coisa que quer é deitá-lo ao lixo, pense no local onde o adquiriu – será que têm retoma de pinheiros? Quando em dúvida, contacte o seu viveiro de plantas e flores local para ver se têm algum programa de reciclagem de pinheiros.
*De novo plantada. Uma das melhores formas de reciclar o pinheiro de Natal é devolvê-lo à natureza, ou seja, se tiver um jardim – ou conhecer alguém que tenha um – volte a plantar o pinheiro. Para além de ser um excelente habitat natural para os pássaros, se for bem tratado ao longo de todo o ano, pode voltar a reutilizar o pinheiro no próximo Natal.
*Debaixo de água. Para quem não sabia, os pinheiros são também um excelente habitat para peixes, especialmente se forem colocados no fundo de lagos ou fontes criadas pelo homem e que não contêm estruturas subaquáticas naturais.
*Composto para o jardim. Basta ter acesso a uma serra elétrica para desfazer o pinheiro e reduzi-lo a pequenos pedaços que podem ser utilizados como composto – enquanto camada protetora do solo, protege a vegetação das intempéries e ervas daninhas – basta espalhar a compostagem um pouco por todo o jardim, protegendo e nutrindo assim plantas, arbustos e árvores. Ramos de pinheiro maiores podem ser colocados diretamente sobre as próprias plantas de exterior, protegendo-as assim do frio e da geada.
*Decoração floral. Corte os ramos do pinheiro e aproveite-os para fazer arranjos florais, centros de mesa e coroas naturais que, juntamente com outros elementos da natureza (folhas, azevinho, pinhas, flores…) podem embelezar a casa durante mais alguns dias ou semanas. Quando já estiver tudo seco, pode ainda desfazer os ramos (e até o tronco), guardando estes vestígios para serem utilizados como compostagem no exterior da casa.
*Pinheiro aromático. Uma das maneiras mais criativas de reciclar o pinheiro de Natal é utilizar as suas agulhas para criar potpourri. Quando os ramos estiverem inteiramente secos (depois de terem cumprido a sua função como decoração floral, por exemplo) retire as agulhas e desfaça-as. Junte paus de canela, cravos-da-índia, noz-moscada, flores e frutos secos e terá criado um potpourri perfeito para perfumar a casa com um aroma de Natal durante o resto do Inverno. Pode guardar o excesso em frascos de vidro para ir renovando o potpourri.
*Cabide natural. Aproveite o pinheiro de Natal para criar um cabide natural e muito original – retire as agulhas (utilizando-as como compostagem ou para fazer potpourri, por exemplo) e acerte as medidas dos ramos. Para torná-lo ainda mais bonito e a condizer com o espaço onde será exibido, pode pintar e/ou envernizar o tronco e os ramos do pinheiro ao seu gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário