quinta-feira, 21 de outubro de 2010


Há pelo menos 5 anos, a Battisti vem se preocupando seriamente com o processo de resgate do meio ambiente através de pequenas ações que deveriam ser seguidas por todos! O início se deu pela troca das sacolas plásticas pelas de papel, que poluem menos e possuem a mesma utilidade.

Sabemos que a maioria das invenções humanas acontece em torno da praticidade e do conforto e a sacola plástica também surgiu com esse intuito. O que geralmente não é analisado é o impacto ambiental que essas invenções podem causar.

A sacola plástica surgiu em 1862 e foi uma revolução para o comércio por sua praticidade e por ser barata. Apesar de antiga a invenção veio explodir no Brasil a partir da década de 80, contribuindo para a filosofia do "tudo descartável". Quanto aos agravantes, bem, em primeiro lugar o saquinho plástico é um derivado do petróleo, substância não renovável, feita de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD) e sua degradação no ambiente pode levar séculos. No Brasil aproximadamente 9,7% de todo o lixo é composto por saquinhos plásticos, além disso, a produção do plástico é ambientalmente nociva. Para produzir uma tonelada de plástico são necessários 1.140 kw/hora (esta energia daria para manter aproximadamente 7.600 residências iluminadas com lâmpadas econômicas por 1 hora), sem contar a água utilizada no processo e os dejetos resultantes.

Há outro grande problema: a poluição dos mares por este tipo de lixo. Saquinhos plásticos no mar são confundidos por peixes e pelas tartarugas marinhas como águas vivas, um de seus alimentos. Assim ao ingerir os saquinhos as tartarugas morrem por obstrução do aparelho digestivo. Se você tiver oportunidade de um dia visitar o Projeto Tamar, verá que lá estão expostos vários cadáveres de tartarugas que morreram desta forma.

Os saquinhos também são uma das causas do entupimento da passagem de água em bueiros e córregos, contribuindo para as inundações e retenção de mais lixo. Quando incinerado libera toxinas perigosas para a saúde. A grande idéia é aos poucos substituirmos as sacolas plásticas descartáveis, ou por sacolas realmente biodegradáveis (pesquisas estão sendo feitas no Brasil para a produção de plásticos a partir da cana de açúcar e milho) ou por sacolas não descartáveis. Lembra daquelas antigas sacolas de feira? Isto mesmo, elas aos poucos estão voltando e com força total.

Aqui na Battisti, utilizamos uma forma mais bonitinha da sacolinha antiga de feira!

Seguem algumas dicas de como começar a diminuir o uso das sacolas descartáveis:

* Comece a levar uma sacola própria para fazer as compras no mercado ou na feira. Não importa que nela não caibam todas as suas compras, pelo menos uma parte delas vai para a sua casa sem utilizar os saquinhos;

* As famosas "sacolas de feira" são uma grande dica, seja ela de plástico resistente, seja de pano;

* Se a quantidade de compras for muito grande, peça no supermercado caixas de papelão para transportar as compras;

* De preferência pelos sacos de papel.
Esse foi um toque de ecologia da Battisti, para viver melhor no nosso mundo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário